Geodiversidade e Sociedade: Ação Extensionista na Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável - RIDES (PEIC-2022)

por Alison
Publicado: 10/06/2022 - 10:51
Última modificação: 26/04/2023 - 10:18

Resumo:

Temática contemporânea vinculada à sustentabilidade, a geodiversidade é considerada como o suporte para o desenvolvimento da biodiversidade. Trata-se da diversidade natural que envolve o sistema abiótico, como os aspectos geológicos, relevo e solos. A região do Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba apresenta riquezas relacionadas aos patrimônios Geológicos, Geomorfológicos, Paleontológicos e Históricos da Mineração. Em sua trajetória de ocupação territorial guarda fortes laços com os recursos minerais. Nesse sentido, a proposta de extensão tem ação direcionada à Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (RIDES), que abriga dez (10) municípios, entre eles, Monte Carmelo, local onde se localiza um dos campi avançados da UFU. Mais precisamente, o projeto propõe a difusão teórico-conceitual da geodiversidade e a interação dialógica (troca de saberes) com a comunidade, a partir da realização de um curso de formação continuada, destinado aos Docentes do Ensino Médio. O referido curso foi intitulado por “Diamante do Conhecimento: riquezas do Patrimônio Geológico na região RIDES”. Contará com quatro (4) módulos: bases teóricas e conceituais sobre a geodiversidade (A); trocas de conhecimentos científicos e tácitos sobre a geodiversidade da região RIDES (B); visitas técnicas e trabalhos de campo na região (C), e; práticas pedagógicas geocientíficas para a difusão da geodiversidade (D). A proposta envolve as diretrizes de impacto e transformação da sociedade, interação dialógica, interdisciplinaridade, indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão e impacto na formação do aluno de graduação.

Período de Realização: de 17/01/2022 a 30/12/2022

Cronograma de Execução:

ETAPA 1 - PREPARATÓRIA E DE DIVULGAÇÃO: Janeiro a Março de 2022.
ETAPA 2 - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA (BASES TEÓRICAS e CONCEITUAIS): Abril a Setembro de 2022.
ETAPA 3 - CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA (TROCAS DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TÁCITOS):
Abril a Setembro de 2022.
ETAPA 4 – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA (VISITAS TÉCNICAS E TRABALHO DE CAMPO): Saída 1 (Julho
de 2022) e Saída 2 (Outubro de 2022).
ETAPA 5 – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA (PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS): Outubro a
Dezembro de 2022.
ETAPA 6 - AVALIAÇÃO DO PROJETO: Dezembro de 2022.

Responsável: Alan Silveira

Demais membros da equipe: Caio César Rangel, Daniel Sedorko, Diego Cavalcante Mota, Filipe Goulart Lima, Ilio Rodarte Faria Júnior, José Humberto do Nascimento, Julia Abreu Crosara Petronzio, Larissa Marques Barbosa de Araujo,  Luiz Carlos Borges Ribeiro, Marcelo Eduardo Dantas e  Marilia Ines Mendes Barbosa.