Plano de Desenvolvimento da Unidade

Publicado: 16/08/2023 - 10:32
Última modificação: 29/02/2024 - 10:41

1 . Apresentação

O Plano de Desenvolvimento e Expansão do Instituto de Geografia PDU-IGUFU 2022-2027 representa o instrumento de planejamento da Unidade Acadêmica.

O Plano de Desenvolvimento e Expansão do Instituto de Geografia (PDU-IGUFU) representa o instrumento de planejamento da Unidade Acadêmica.

O PDU-IGUFU foi elaborado pela Equipe de Planejamento e Compras (EPC) e contou com a participação efetiva da comunidade acadêmica (discentes, técnicos e docentes), constituindo-se um documento diretivo para o futuro a ser construído pela Unidade.

A partir dos horizontes definidos no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão da Universidade Federal de Uberlândia (PIDE-UFU 2022-2027) e da aplicação do Planejamento Estratégico como ferramenta de gestão, a EPC apresenta o  PDU-IGUFU 2022-2027, o qual contempla as diretrizes (mapa estratégico) e os projetos estratégicos que devem orientar o planejamento institucional, estabelecendo os rumos a serem percorridos nos próximos anos.

2 . Metodologia

O Processo de elaboração do PDU-IGUFU 2022-2027 está fundamentado nos princípios da Administração Pública Estratégica.

A EPC analisou sistematicamente o ambiente institucional, avaliando os riscos, benefícios e implicações dos projetos estratégicos propostos, com o intuito de contribuir para tomadas de decisões com maior efetividade pelo IGUFU. O tralho de planejamento foi organizado em três momentos:

MOMENTO 1 | Diagnóstico. A EPC analisou sistematicamente o ambiente interno e externo institucional, estabelecendo objetivos e metas.

Etapa 1. Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças) e Análise Organizacional Interna (potencialidades e vulnerabilidades).

Etapa 2. Análise dos Fatores Críticos de Sucesso e Definição de Metas Estratégicas da Unidade.

Etapa 3. Participação da comunidade IGUFU na definição de demandas compatíveis com o PIDE da UFU e com os Objetivos Estratégicos da Unidade.

MOMENTO 2 | Planejamento. A EPC discutiu e definiu os planos e ações com base nos resultados obtidos no momento anterior.

Etapa 1. Proposição do Mapa Estratégico do IGUFU, contendo a Missão, Visão e Diretrizes Estratégicas que norteiam os Projetos Institucionais

Etapa 2. Definição dos Projetos Institucionais a serem consolidados nos próximos 6 anos.

MOMENTO 3 | Execução. Implantação, implementação, acompanhamento e controle dos Projetos Institucionais.

Etapa 1. Planejamento Tático – Operacional. Integração entre as Equipes de Planejamento e as comissões que irão implantar os Projetos Institucionais.

Etapa 2. Acompanhamento anual.

.

3 . Mapa Estratégico

4 . Projetos Estratégicos

PROJETO INSTITUCIONAL

RESPONSÁVEL

Processo SEI

DIRETRIZ(ES) ESTRATÉGICA(S)

Programa de Gestão (PDG-IG)

Comissão Local de Acompanhamento do Programa de Gestão

Propor e consolidar procedimentos para a execução do PDG-IGUFU

23117.052910/2022-80

6, 7, 8 e 9

Apoio e atenção aos/às estudantes (PAES-IG)

Comissão de Diagnóstico de Demandas de Apoio e Atenção aos/às Estudantes

Propor diretrizes para acolhimento, acompanhamento e encaminhamento de ações articuladas e complementares com a PROAE, com vistas a melhoria no desempenho acadêmico e na qualidade de vida e bem-estar do(a) estudante

23117.081480/2022-11

2 e 3

Criação e consolidação do Núcleo de Periódicos do IG

Comissão Organizadora do Núcleo de Periódicos

Promover a gestão integrada de periódicos do IGUFU

23117.053033/2022-64

1, 4, 7, 8, 9, 10 e 11

Plano de melhorias e adequações de espaço físico

Comissão de Estudo para Melhorias e Adequações do Espaço Físico

Priorizar ações de aquisição/manutenção/reforma de estrutura, recursos e materiais, com vistas a melhoria das condições de trabalho, aprendizagem e saúde da comunidade IGUFU

23117.053284/2022-49

4, 8 e 10

Plano de gestão dos recursos para atividades em campo

Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo

Aprimorar a aplicação sustentável dos recursos, valorizando os aspectos didático-pedagógicos das atividades em campo, com vistas à indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão

23117.053285/2022-93

1, 3, 4, 8 e 10

Programa de apoio à pesquisa, ensino e extensão (PAPE-IG)

Comissão de Análise de Projetos e Publicações

Estimular integração técnico-docente-discente na elaboração, proposição, execução e publicação/apresentação de projetos de pesquisa, ensino e extensão

23117.081484/2022-91

1, 3, 4, 7, 8, 9, 10 e 11

Plano de recomposição e adequação do quadro de servidores

Comissão de Análise de Adequação/Vinculação de Servidores

Propor critérios de avaliação e procedimentos, com base nos interesses institucional, público e político-pedagógicos, para vinculação formal de docentes em áreas do conhecimento, adequação funcional de técnicos e destinação de vagas de novos servidores

23117.046477/2022-43

6, 7 e 9

5 . Equipe

Cadastrador - Elton da Silva Negretto
Representante do Curso de Graduação em Geografia - Angela Fagna Gomes de Souza
Representante do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo
Representante do Curso de Graduação em Geologia - Marco Antonio Delinardo da Silva
Representante do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Vivianne Peixoto da Silva
Representante dos Programas de Pós-graduação - João Vitor Meza Bravo
Presidente: Boscolli Barbosa Pereira

O Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU-IGUFU 2022-2027) foi aprovado pelo Conselho do Instituto de Geografia em Reunião Ordinária realizada no dia 23/06/2022 - Decisão Administrativa CONIGUFU 72/2022.