Conselho

Conselho da Unidade

por Portal Instituto de Geografia
Publicado: 12/05/2021 - 00:00
Última modificação: 03/04/2024 - 09:08

O Conselho do IG é o seu órgão máximo deliberativo e de recurso em matéria acadêmica e administrativa e terá por competência, em se âmbito e na seguinte ordem de prioridade:

 

I - elaborar o Regimento Interno do IG ou suas modificações e submetê-las ao CONSUN;

II - estabelecer as diretrizes acadêmicas e administrativas e supervisionar sua execução em consonância com o disposto no Estatuto, no Regimento Geral e neste Regimento Interno;

III - estabelecer a política de recursos humanos;

IV - aprovar, até sessenta dias após seu recebimento e pelo voto favorável em escrutínio secreto de pelo menos dois terços da totalidade dos Conselheiros, propostas de Regimento Interno ou suas modificações, submetendo-as posteriormente ao Conselho Universitário – CONSUN;

V - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, o Plano de Gestão da Diretoria, que deverá ser apresentado pelo Diretor nos primeiros trinta dias do seu mandato;

VI - aprovar e encaminhar para a Reitoria e para a Assembléia do IG até o final do mês de fevereiro do ano seguinte ao do exercício a que se referir o Relatório Anual de Atividades;

VII - aprovar e encaminhar para a Reitoria e para a Assembléia do IG até o final do mês de fevereiro de cada ano, a Proposta Orçamentária;

VIII - propor ao CONSUN, ouvidas a Assembléia do IG e as demais Unidades Acadêmicas envolvidas, a criação, desmembramento ou extinção de Cursos de Graduação ou Programas de Pós-Graduação, bem como alterações do número de vagas;

IX - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de organização e funcionamento dos currículos dos Cursos de Graduação, elaboradas pelos respectivos Colegiados, bem como de suas atividades correlatas, submetendo-as posteriormente ao Conselho de Graduação da UFU;

X - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de organização e funcionamento das atividades do Programa de Pós-Graduação, elaboradas pelos respectivos Colegiados, bem como de seus Regulamentos, submetendo-os posteriormente ao Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU;

XI - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão encaminhadas pelos Laboratórios, atendendo à política e às diretrizes do IG e dos Conselhos da Administração Superior;

XII - propor ao CONSUN, ouvida a Assembléia do IG a criação, desmembramento ou extinção de Órgãos Suplementares;

XIII - propor ao CONSUN, por iniciativa própria, por sugestão da Assembléia do IG ou de Conselho de outra(s) Unidade(s) Acadêmica(s), a criação, desmembramento ou extinção de Órgãos Complementares;

XIV - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, a criação de Laboratórios, por sugestão da Assembléia do IG ou por propostas encaminhadas pelas áreas interessadas;

XV - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, propostas de extinção, reestruturação, desdobramento ou fusão de Laboratórios, encaminhada(s) pelo(s) interessado(s);

XVI - propor ao CONSUN, ouvida a Assembléia do IG e pelo voto favorável em escrutínio secreto de pelo menos dois terços da totalidade dos Conselheiros, a concessão de Títulos de Mérito Universitário, Professor Honoris Causa ou Doutor Honoris Causa;

XVII - escolher o Coordenador que representará o IG no CONSUN, quando o número de docentes atingir trinta;

XVIII - aprovar, até trinta dias após seu recebimento, os pedidos de remoção ou redistribuição de docentes e técnico-administrativos do ou para o IG de acordo com as normas vigentes;

XIX - aprovar, até o início de cada ano letivo, os planos de trabalho do corpo docente;

XX - estabelecer a área em que serão realizados os concursos públicos para preenchimento de vagas no corpo docente e técnico-administrativo;

XXI - definir a composição de bancas examinadoras de concursos públicos para preenchimento de vagas no corpo docente e técnico-administrativo, de acordo com as normas vigentes;

XXII - deliberar sobre afastamento de docentes e técnico-administrativos para fins de aperfeiçoamento;

XXIII - aprovar a transferência de alunos para os Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, de acordo com as normas vigentes;

XXIV - aprovar, quando representativa do IG a participação de docentes e técnicos administrativos em Cursos de Graduação, Programas de Pós-Graduação, atividades de pesquisa e extensão, atividades administrativas, Sindicatos, Associações, Congressos, Simpósios, Seminários ou em qualquer outra atividade onde haja esta participação, interna ou externamente à UFU;

XXV - aprovar a utilização das instalações físicas e dos recursos materiais sob responsabilidade do IG em atividades de ensino, pesquisa e extensão; atividades técnicas, científicas ou administrativas; organização de Congressos, Simpósios ou Seminários; ou em qualquer outra atividade onde sejam requeridos estes recursos, interna ou externamente à UFU;

XXVI - compatibilizar as atividades dos órgãos do IG quando for o caso;

XXVII - aprovar a distribuição das atividades didáticas dos Cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação;

XXVIII - pronunciar-se sobre qualquer assunto de interesse ou responsabilidade do IG que, não sendo de sua competência decidir, devam ser submetidos à apreciação de órgãos da Administração Superior da UFU;

XXIX - atuar com instância de recursos no âmbito de sua competência;

XXX - criar comissões, assessorias ou outros mecanismos necessários ao cumprimento de suas atribuições;

XXXI - instituir prêmios escolares;

XXXII - avocar, em seu âmbito, pelo voto favorável de dois terços da totalidade de seus membros, o exame e a deliberação de qualquer matéria;

XXXIII - deliberar sobre casos omissos; e

XXXIV - outras competências no âmbito de suas atribuições, observadas as disposições legais pertinentes.

 

Integrantes

 

NOME Representação Início Mandato
Boscolli Barbosa Pereira Presidente 03/05/2021 
Acleverson José dos Santos Representante dos Discentes da Pós-Graduação - Indicado em 13/09/2023 13/09/2023
Angela Fagna Gomes de Souza Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia - Eleita em 06/07/2023 06/07/2023
Ângela Suélem Rocha Veloso Representante dos Coordenadores de Laboratório - Eleita em 12/06/2023 12/06/2023
Claudionor Ribeiro da Silva Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 12/06/2023
Ellis Roza Passos Representante dos Discentes da Graduação - Indicada em 14/09/2023 14/09/2023
Elton da Silva Negretto Representante Técnico Administrativo - Reeleito em 12/06/2023 12/06/2023
Emerson Rodrigo Almeida Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2023 14/11/2023
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Representante Docente - Eleito em 19/06/2023 19/06/2023
Jorge Luis Silva Brito Representante Docene - Eleito em 23/11/2023 23/11/2023
Liliane Ibrahim Representante Docente - Eleita em 12/06/2023 12/06/2023
Luziane Ribeiro Indjai Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Eleita em 12/06/2023 12/06/2023
Marcelo Araújo de Faria Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 12/06/2023 12/06/2023
Marcelo Tomio Matsuoka Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 12/06/2023
Marco Antonio Delinardo da Silva  Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 12/06/2023
Mirna Karla Amorim da Silva Representante Docente - Eleita em 12/06/2023 12/06/2023
Paulo Cezar Mendes Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Reeleito em 12/06/2023 12/06/2023
Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo Representante Docente - Eleito em 12/06/2023 12/06/2023

Rita de Cássia Martins de Souza

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 25/01/2024 03/02/2024
Vivianne Peixoto da Silva Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Reeleita em 12/07/2023 12/07/2023

 

Calendário de Reuniões CONIGUFU

 

 

Ano 2024

Mês Data ATA Reuniões
Janeiro 25/01

1ª Reunião Ordinária - 25/01/2024

Fevereiro

22/02

 2ª Reunião Ordinária - 22/02/2024             

Março

07/03 (Extraordinária)

21/03

1ª Reunião Extraordinária - 07/03/2024

3ª Reunião Ordinária - 21/03/2024

Abril 18/04  
Maio 23/05  
Junho 27/06  
Julho -  
Agosto 22/08  
Setembro 19/09  
Outubro 24/10  
Novembro 21/11  
Dezembro 19/12  

 

Ano 2023

Mês Data ATA Reuniões
Janeiro 19/01

1ª Reunião Extraordinária - 12/01/2023

2ª Reunião Extraordinária - 12/01/2023

1ª Reunião Ordinária - 19/01/2023

Fevereiro -

                               -

Março 23/03

3ª Reunião Extraordinária - 02/03/2023

2ª Reunião Ordinária - 23/03/2023

Abril                     27/04

4ª Reunião Extraordinária - 06/04/2023

5ª Reunião Extraordinária - 20/04/2023

3ª Reunião Ordinária - 27/04/2023

Maio 18/05 4ª Reunião Ordinária - 18/05/2023
Junho 15/06

6ª Reunião Extraordinária - 01/06/2023

5ª Reunião Ordinária - 15/06/2023

Julho - 7ª Reunião Extraordinária - 20/07/2023
Agosto 24/08 6ª Reunião Ordinária - 24/08/2023
Setembro 28/09

8ª Reunião Extraordinária - 14/09/2023

7ª Reunião Ordinária - 28/09/2023

Outubro 19/10 8ª Reunião Ordinária - 19/10/2023
Novembro 23/11

9ª Reunião Extraordinária - 09/11/2023

9ª Reunião Ordinária - 23/11/2023

Dezembro -

                                 -

 

 

Ano 2022

Mês Data ATA Reuniões
Janeiro 27/01

1ª Reunão Ordinária - 27/01/2022

1ª Reunão Extraordinária - 13/01/2022

2ª Reunião Extraordinária - 14/01/2022

Fevereiro 24/02

2ª Reunião Ordinária - 24/02/2022

3ª Reunião Extraordinária - 17/02/2022

Março 24/03

3ª Reunião Ordinária - 24/03/2022

4ª Reunião Extraordinária - 10/03/2022

5ª Reunião Extraordinária - 17/03/2022

6ª Reunião Extraordinária - 31/03/2022

Abril                         -  
Maio 26/05 4ª Reunião Ordinária - 26/05/2022
Junho 23/06

5ª Reunião Ordinária - 23/06/2022

7ª Reunião Extraordinária - 09/06/2022

Julho 28/07

6ª Reunião Ordinária - 28/07/2022

8ª Reunião Extraordinária - 14/07/2022

9ª Reunião Extraordinária - 14/07/2022

Agosto 18/08 7ª Reunião Ordinária - 18/08/2022
Setembro - -
Outubro 27/10 8ª Reunião Ordinária - 27/10/2022
Novembro 17/11 9ª Reunião Ordinária - 17/11/2022
Dezembro 15/12

10ªReunião Extraordinária - 01/12/2022

10ªReunião Ordinária - 15/12/2022

 

   

Ano 2021

 

 

+55 34 3239-4169 R:4169