Pesquisa para rastreamento de Risco para Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2): Projeto Prev-Dia-Udi (PEIC 2022)

Publicado: 31/05/2022 - 15:03
Última modificação: 26/04/2023 - 10:19

Resumo:

O estudo piloto do projeto PrevDia-Udi incluirá pessoas saudáveis de 20 a 70 anos de idade. O participante será informado sobre o estudo, e será convidado a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, e em seguida, será realizada uma entrevista sobre suas características socioeconômicas, de saúde e hábitos de vida. Também vamos aferir algumas medidas, incluindo peso, altura, circunferência da cintura, e pressão arterial. O estudo está sendo realizado presencialmente, e a entrevista pode demorar de 40 minutos até 1:20 horas. O estudo piloto do projeto PrevDia-Udi é uma etapa que antecede a ação 1 do projeto de extensão e pesquisa principal, intitulado “Rastreamento de risco para diabetes mellitus do tipo 2 (DM2) em pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência adquirida (PV-HIV): Projeto Prev-Dia-Udi”. Mais detalhes sobre o estudo estão disponíveis na página do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (Acesse aqui). Em pesquisas epidemiológicas, estudos piloto são realizados para testar os instrumentos de coleta de dados e padronizar a aferição de medidas, codificação dos questionários, aplicação dos protocolos de pesquisa, logística de coleta, codificação e análise dos dados. O estudo piloto é uma forma de garantir a acurácia das informações coletadas quando o estudo principal for iniciado, contribuindo sobremaneira para o aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados e preparação da equipe. Assim como para o projeto principal, os participantes do estudo piloto do projeto PrevDia-Udi também terão a chance de conhecer qual é a probabilidade de desenvolver DM2 nos próximos dez anos, e serão orientados sobre onde podem buscar atendimento caso algum nível de risco seja identificado.

Período de Realização:  01/01/2022 a 30/12/2022

Responsável: Sinara Laurini Rossato

Demais membros da equipe: Larissa Crystine Fernandes Silva Buzzatto (Bolsista)

Acompanhe a página do Projeto: (@prevdia_udi)