Laboratório

Publicado: 12/05/2021 - 00:00
Última modificação: 05/08/2022 - 07:28

Apresentação

O Laboratório de Saúde do Trabalhador (LASAT) pertence ao Núcleo de Estudos em Saúde Ambiental – NESA (Criado a partir da implantação do Curso de Gestão em Saúde Ambiental), atual curso de Saúde Coletiva do Instituto de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia.
Está voltado para o Ensino, Pesquisa e Extensão, onde são realizadas atividades para a graduação em Saúde Coletiva nas disciplinas de Tópicos Especiais em Saúde Coletiva, Vigilância em Saúde do Trabalhador e Saúde do Trabalhador, disciplinas da pós-graduação, como Saúde do Trabalhador e Tópicos Especiais em Saúde do Trabalhador. Por sua característica multidisciplinar, o laboratório pode abarcar outras disciplinas e docentes que se associem a ele, além de projetos e grupos de pesquisa de interesse.

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa desenvolvidas pelo LASAT estão listadas a seguir:

LINHA 1 | Migração, Saúde e Trabalho

Responsável: Profª. Drª. Vivianne Peixoto da Silva

Realiza investigações sobre as condições de saúde de migrantes internacionais, se ocupa do entendimento das condições, relações e organização do trabalho onde se inserem trabalhadores migrantes no Brasil e, em especial em Uberlândia no cenário atual do trabalho. Propõe-se a pesquisas que envolvem políticas públicas brasileiras com foco nos direitos sociais, de relevância social e participação da população envolvida. Esta linha se insere no laboratório por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migração, Saúde e Trabalho (MIGRAST), que faz parte do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil certificado pelo CNPq e está vinculado à Universidade Federal de Uberlândia.

Instagram: @migrast.ufu
Facebook: @migrast.ufu
Youtube: Migrast grupo de pesquisa

LINHA 2 | Organização do Trabalho e Trabalho Contemporâneo

Responsável: Profª. Drª. Vivianne Peixoto da Silva

Propõe-se a investigar a Organização do Trabalho com foco na relação saúde-doença, privilegiando o trabalho como determinante social de morbimortalidade. Por essa ótica, presta-se a analisar o trabalho a partir das múltiplas transformações sociopolítico e econômicas, reestruturações produtivas ocorridas e o trabalho contemporâneo multifacetado, que abrange o trabalho terceirizado, intermitente, trabalho regido por algoritmos, trabalho análogo ao de escravo, entre outros que compõem o cenário atual.

LINHA 3 | Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas a Poluentes

Responsável: Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira

Na linha de pesquisa Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas a Poluentes, nos preocupamos em realizar investigações que contribuam para ampliação do conhecimento sobre fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, bem como para propor medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde resultantes da exposição a agentes ambientais com potencial genotóxico.

Projetos e Atividades

1.    Caracterização Sociodemográfica e Ocupacional de Trabalhadores Imigrantes na Segunda Maior Cidade de Minas Gerais: Perspectivas de Saúde e Trabalho no Contexto da Informalidade;
2.    Análise das condições e da organização do trabalho de motociclistas de entregas por aplicativo;
3.    Comunicação e informação de apoio aos migrantes internacionais;
4.    Análise das condições de trabalho e saúde dos trabalhadores na UFU com foco nos fatores de risco para doenças cardiovasculare;
5.    Guia de Apoio para Imigrantes e Refugiados em Uberlândia/MG.

Espaço Físico

O espaço reservado ao laboratório tem cerca de 17 m2 além de uma área em comum com o laboratório de Geografia Médica de 10,92 m2. O laboratório conta com 01 mesa de escritório, 01 gaveteiro, 01 cadeira giratória e 01 mesa redonda pequena.

Equipamentos

O laboratório dispõe de 02 Decibelímetros Instrutemp, 01 Decibelímetro Peak Tech® 8000 e 01 Termo-anemômetro Instruther.

Regimento interno

Regimento Interno

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira: 08:00 às 11:00 h e 14:00 às 17:00 h
Endereço:
Campus Santa Mônica - Bloco MON1A - Sala 3E - Núcleo de Estudos em Saúde Ambiental
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902