Laboratório

Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO - IGUFU)

LEGEO
por Portal Instituto de Geografia
Publicado: 06/06/2023 - 14:34
Última modificação: 29/08/2023 - 11:49

LOGO LEGEO

1 . Apresentação

O Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO) é um órgão do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, cuja criação foi aprovada pelo Conselho dessa Unidade Acadêmica em 10 de julho de 2003, tendo seu primeiro regimento aprovado em 19 de junho de 2008 pelos docentes que propuseram sua criação.

Vinculado ao curso de Licenciatura em Geografia, o LEGEO tem por objetivo o desenvolvimento de atividades e projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para a melhoria da prática profissional e o avanço do conhecimento na área de Ensino de Geografia.

O LEGEO é um espaço destinado aos interessados na área de Ensino de Geografia e visa atender aos discentes, técnicos e docentes do Instituto de Geografia e, por meio de suas ações ou atividades colaborativas, também a outras unidades da UFU e à comunidade externa, principalmente, professores de Geografia e estudantes da educação básica.

O laboratório dispõe de mobiliário, equipamentos (como computadores e impressora) e um acervo de materiais relacionados à área de Ensino de Geografia, como livros e periódicos científicos, livros didáticos, maquetes, mapas e globos terrestres, entre outros.

2 . Revista de Ensino de Geografia

A Revista de Ensino de Geografia é uma publicação do Laboratório de Ensino de Geografia (LEGEO), do Instituto de Geografia (IG/UFU). Foi lançada em dezembro de 2010, editada no formato eletrônico e com periodicidade semestral. Os temas de interesse para publicação na Revista de Ensino de Geografia situam-se na interface entre Educação e Geografia, tendo como foco principal o ensino e a aprendizagem de geografia nos mais diferentes contextos educativos formais e não formais. A Revista aceita para publicação trabalhos relacionados a quaisquer estudos, projetos, experiências e práticas educativas envolvendo o aprendizado da Geografia e que possa interessar ao seu público-alvo, constituído principalmente por professores, estudantes, estudiosos e educadores em geral interessados em questões e temas relacionados com a educação geográfica.

3 . Publicações do LEGEO

Livro - Ensinando Geografia com as mãos | PROINTER - Coleção 1

4 . Projetos

Projeto de Pesquisa: Ensino de Geografia Anticolonial: um caminho teórico e prático para a intervenção na realidade por meio da justiça social.
Coordenador: Tulio Barbosa.

5 . Notícias e links de interesse

Nova ABNT - Citações (2023): NBR 10520

6 . Equipe

Coordenador: Sérgio Luiz Miranda.

Professores membros:

Amanda Regina Gonçalves.

Antonio Marcos Machado Oliveira.

Glaucia Carvalho Gomes.

Tulio Barbosa.

Localização e Contato

Coordenador(a): Sérgio Luiz Miranda