Prêmios UFU e Capes de Teses – Edição 2023

por Direção do Instituto de Geografia
Publicado: 01/09/2023 - 13:33
Última modificação: 20/10/2023 - 16:14

A tese intitulada “Agronegócio globalizado e uso do território no contexto de financeirização: o Grupo Cosan e o setor sucroenergético brasileiro”, defendida por Laís Ribeiro Silva no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia da UFU, sob orientação do Prof. Mirlei Fachini Vicente Pereira (IGUFU), foi a vencedora do Prêmio Capes de Teses – 2023 e Prêmio UFU de Teses defendidas em 2022.

Os resultados indicam a tese como o melhor trabalho de doutorado da área de Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes da UFU, assim como dentre aqueles defendidos nos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Brasil em 2022. Na UFU, a premiação ocorreu durante o II Seminário de Pesquisa da UFU, que faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca ofertar um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade.

Laís Ribeiro Silva realizou graduação, mestrado e doutorado no Instituto de Geografia da UFU e atualmente é docente contratada do IGUFU.

A premiação da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior – CAPES é realizada desde 2005 e tem como critérios de seleção a originalidade do trabalho, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. É a primeira vez que o PPGeo-IGUFU tem uma tese selecionada para receber o referido Prêmio na CAPES. Trata-se de importante reconhecimento ao trabalho de Laís Ribeiro Silva, que revela a qualidade dos egressos da graduação da UFU e também a qualidade e importância da pesquisa realizada no PPGeo-IGUFU.