Nomes Geográficos e Controle de Qualidade das Bases Cartográficas do IBGE

Publicado: 25/09/2023 - 13:31
Última modificação: 25/09/2023 - 13:36

Resumo:

A Coordenação de Cartografia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (CCAR/IBGE) e a Diretoria de Serviço Geográfico do exército (DSG) são os órgãos responsáveis pelo mapeamento sistemático terrestre do Brasil. Com a migração da produção da cartografia para o meio digital, o controle de qualidade da produção cartográfica possou por atualizações que requerem o acompanhamento dos alunos e profissionais da área. Uma vez que os nomes geográficos caracterizam a necessidade do homem de identificar um lugar ou um elemento geográfico que tenha significado para ele, padrões para as suas coletas em campo e posterior inserção no mapeamento são essenciais para promover a qualidade da cartografia produzida. Portanto, esta palestra tem como objetivo mostrar as principais atividades realizadas pelas gerências de nomes geográficos e de controle de qualidade da CCAR/IBGE. Além de promover o conhecimento de etapas essenciais na produção cartográfica contemporânea, a palestra visa aproximar a sociedade das atividades de cartografia do IBGE.

Data: 27/09/2023

Carga Horária: 3h

Inscrições: 25/09/2023 a 27/09/2023 (SITE - https://forms.office.com/r/T8Q3LTjcFe)

Coordenação Geral/Responsável: Wagner Carrupt Machado