MINHA ESCOLA NO QUILOMBO: valorização da cultura afrobrasileira e indígena

Publicado: 25/04/2023 - 15:41
Última modificação: 18/05/2023 - 10:32

Resumo:

Historicamente no Brasil os Quilombos representam resistência ao sistema escravagista, sendo desde o início um lugar caracterizado pela esperança de uma vida melhor, de liberdade, de fraternidade e de preservação da cultura ancestral africana e indígena. Alguns destes quilombos foram construídos em lugares de difícil acesso e bem distantes das áreas urbanas, todavia, outras comunidades quilombolas se posicionaram a pequenas distâncias, e com o passar do tempo foram incorporadas às cidades. Por sua vez, os quilombolas também foram se apropriando da cidade e abandonando seu modo de vida característica para assumir uma nova situação de morador urbano. Considerando que as leis 10639/2003 e 11645/2008 colocam como obrigatório o ensino da história e da cultura afrobrasileira e indígena é interessante que se busque compreender como esta comunidade foi formada e identificar suas contribuições ancestrais. Neste projeto pretende-se trabalhar com uma escola rural situada em um território de remanescente quilombola, mas que não traz essa característica como uma marca de destaque. Uma hipótese para que a identidade cultural destes remanescentes quilombolas tenha sido apagada é o racismo estrutural presente na sociedade brasileira. Por sua vez, o reconhecimento de suas origens e história implica enfrentar a rejeição de grupos sociais que detém o poder e reafirmam o racismo. Considerando a importância desta oportunidade de estudo e contribuição para a própria comunidade, o objetivo geral do projeto será a valorização das culturas afrobrasileira, africana e indígena presentes no local, identificando os resquícios materiais e imateriais do antigo quilombo.

Realização: 01/05/2023 a 31/12/2023 (LAGEPOP)

Responsável: Adriany de Avila Melo

Demais membros da equipe: Ana Flávia Borges de Olveira, Antônio Carlos Freire Sampaio, gabriela Candido Silva, Samoel Guedes Rodrigues Filho.

Registro SIEX: 27270 (PEIC)

Cronograma de Execução:

Fevereiro e março/2023: Leitura e fichamento do Referencial Teórico do Projeto;
Abril, maio /2023: Pesquisa de Campo e entrevistas
Junho/2023: Relatório parcial e escrita do primeiro texto para apresentação em evento;
Julho/2023: Planejamento das atividades a serem realizadas na escola;
Agosto/2023: Realização das Atividades na Escola;