A conexão entre escolhas alimentares, destruição de florestas e implicações climáticas sob o olhar da Educação Ambiental

Publicado: 25/04/2023 - 15:04
Última modificação: 25/04/2023 - 15:05

Resumo:

A ciência Geográfica detém uma imensa magnitude de possibilidades investigativas, em que a associação de diversos elementos coopera para o entendimento do quanto as relações sociais e a maneira como o homem apropria-se da natureza e a transforma são responsáveis por problemas ambientais. Dentre estes problemas, está o comprometimento da capacidade de regeneração do planeta motivado pelo consumo humano. Nesta circunstância, significativos danos ecológicos e implicações sociais derivados do consumo e que afetam a capacidade de regeneração do planeta têm sido mais exaustivamente abordados no presente. Entre estes, o custo ambiental do consumo da carne. Por ser um custo de difícil percepção os consumidores não costumam indagar a origem do que escolhem pôr em seus pratos. E, obviamente, não lhes ocorre averiguar que espaços foram transformados para que aquele alimento fosse produzido ou os efeitos decorrentes do uso da terra pelo agronegócio em larga escala. O contexto apresentado é foco de abordagem das disciplinas Educação Ambiental e Educação para o meio ambiente, ofertadas aos discentes do curso de graduação em geografia, em engenharia mecânica, em engenharia aeronáutica e engenharia mecatrônica. Entretanto considerando a importância da divulgação e troca de conhecimentos para além da comunidade acadêmica, abarcando também a comunidade externa, é que se propõe a realização da palestra "A conexão entre escolhas alimentares, destruição de florestas e implicações climáticas sob o olhar da educação ambiental", um evento aberto a participação de qualquer pessoa interessada na temática, com destaque para os estudantes da educação básica. Logo, de maneira dialógica, o evento proposto permite a articulação do tripé extensão-pesquisa-ensino.

Realização: 27/03/2023

Responsável: Maria Beatriz Junqueira Bernardes

Demais membros da equipe:  Lidiane Aparecida Alves, Maísa dos Santos e Sirlene Aparecida da Silva.

Registro SIEX: 28395