Roda de Conversa: Quilombo de Brejo dos Crioulos: trajetórias de pesquisa

Publicado: 26/10/2021 - 09:10
Última modificação: 25/04/2023 - 15:12

Resumo:

O Ensino de Geografia precisa abordar as questões das Relações étnico-raciais para melhor compreender a organização do espaço, ao mesmo tempo que combate o Racismo na Escola e especialmente as aulas de Geografia. Neste evento pretende-se discutir as trajetórias de pesquisas sobre o Quilombo de Brejo dos Crioulos, no Norte de Minas Gerais. Este território marcado por disputas se coloca como um dos importantes remanescentes da Geografia e da História da resistência africana e afrodescendente no estado de Minas Gerais e também no Brasil. A Lei federal 10639/2003 é uma importante motivadora para este evento, uma vez que a exigência da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” trouxe para todos os cursos de formação de professores a responsabilidade por formar profissionais capazes de contribuir nesta temática, e apesar da Lei ser do ano de 2003 ainda há muito o que ser realizado para que essa questão seja um conteúdo comum nas escolas de Educação Básica. Uma das formas da Geografia contribuir com esse tema é começar a repensar a formação inicial do professor também como pesquisador e promover reflexões sobre o racismo presente em nossa sociedade, especialmente na escola, e nas aulas de Geografia.

Data de realização: 14/08/2021 (14 h)

Responsável: ADRIANY DE AVILA MELO