Museu

por Portal Instituto de Geografia
Publicado: 06/09/2021 - 14:31
Última modificação: 13/09/2021 - 11:21

Iniciando suas atividades em outubro de 1987, o Museu de Minerais e Rochas da Universidade Federal de Uberlândia funciona desde julho de 1992 no Bloco 1Q, 1º andar, no campus Santa Mônica. Contém cerca de 750 amostras em seu acervo expositivo, entre minerais, rochas, fósseis e recursos energéticos (tais como petróleo e derivados e carvão mineral). As amostras são, em sua maioria, provenientes da região do Triângulo Mineiro, mas algumas delas vieram de outras regiões do Brasil e até mesmo do exterior.

Como todo museu, o objetivo fundamental do Museu de Minerais e Rochas é fornecer subsídios para ensino (sendo que diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia possuem alguma disciplina relacionada às ciências geológicas em seu currículo), pesquisa (com três docentes graduados em Geologia, com orientandos de projetos de pesquisa) e extensão (afinal, o Museu é aberto à comunidade externa, recebendo visitas de pessoas residentes em Uberlândia, do Triângulo Mineiro em geral e inclusive de vários estados do Brasil e de outros países).  É possível agendar visitas guiadas (com a participação do coordenador do Museu) de grupos escolares , porém, tais visitas são restritas a determinados dias da semana.

Horário de atendimento:
08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h