Manifestação

Publicado: 12/01/2023 - 23:30
Última modificação: 12/01/2023 - 23:30

Nota conjunta do INCIS e Conselho do IG/UFU

O Instituto de Ciências Sociais (INCIS) em conjunto com o Conselho do Instituto de Geografia da UFU vêm a público manifestar, de forma veemente, seu repúdio aos atos terroristas, que neste último domingo, culminaram na invasão e depredação das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esse ataque ao Estado brasileiro representou uma violenta tentativa de golpe à democracia que nos coloca em alerta.
Responsáveis por produção e difusão do conhecimento em Ciências Sociais e Humanas, o INCIS e o Conselho do IG se veem na obrigação de destacar o caráter fascista desse covarde ataque, bem como reforçar que parte sensível do apoio a esse criminoso atentado vem justamente da conivência das instituições do Estado que deveriam nos proteger. Assistimos com indignação as forças de segurança escoltando os criminosos rumo à praça dos três poderes. Imagens inacreditáveis de inércia policial circularam pelos canais de televisão nos alertando para um problema gravíssimo: nossa democracia precisa urgentemente de proteção contra quem deveria protegê-la.
Como já se manifestou a UFU em nota oficial, a universidade é "uma instituição pública a serviço da sociedade brasileira, cuja própria sobrevivência depende da defesa incondicional do respeito aos valores democráticos".
Assim, o INCIS e o Conselho do IG vêm se juntar a todos os movimentos de resistência a qualquer ato que atente contra o Estado Democrático de Direito.
Será nossa prioridade acompanhar os desdobramentos desse dia sombrio e, principalmente, cobrar punição exemplar de todos os responsáveis.
Democracia sempre! Sem anistia! Apuração conforme previsto em lei e adoção das devidas punições aos responsáveis pelos atos fascistas.